O projeto “Vai brincar lá fora!” surgiu a partir de encontros realizados pelo grupo “Pés de Moleque” com o objetivo de dar prosseguimento ao trabalho iniciado em 2011. O trabalho consiste na produção de um vídeo documentário que tem como foco a valorização e registro da cultura das brincadeiras que foram e são praticadas pelas crianças da COHAB II. Adolescentes e crianças participam ativamente da produção do documentário, desenvolvendo-se na linguagem audiovisual e conhecendo mais sobre a cultura do brincar no bairro de José Bonifácio. A proposta de roteiro do documentário é coletiva e envolve entrevistas com moradores de diferentes faixas etárias que são estimulados por questões como: “Onde, do que e com quem as crianças brincam? Como e com quem aprenderam e aprendem tais brincadeiras?”; além da realização de vivências lúdicas, integrando crianças e adultos em espaços públicos da região. O trabalho consiste também em exibições do documentário que serão realizadas numa seleção de prédios da COHABII e espaços de cultura e educação da região. O projeto foi contemplado pelo VAI (Valorização de Iniciativas Culturais), da Secretaria do Município de São Paulo e Secretaria Municipal de Cultura.
Assim, em 2013, o grupo “Pés de Moleque” deu continuidade ao projeto “Vai brincar lá fora!”, que pela segunda vez, financiado pelo Programa VAI , realizou um trabalho em parceria com o Coletivo ALMA, as Escolas de Ensino Fundamental I Yervant Kissajikian e Luiz Vaz de Camões e prédios, tendo como produto final a produção de um livro-CD com textos e músicas elaborados pelas crianças do bairro.
Para produzir o “Livro-CD” o grupo resgatou as parcerias com escolas de Ensino Fundamental I da região, iniciadas no ano anterior, onde realizou atividades a fim de estimular as crianças a trazerem por meio da oralidade suas histórias e sonhos. Nestes encontros, a condução foi feita a partir da contação de histórias, entrevistas e desenhos, utilizando como tema histórias e brincadeiras populares do mundo. Esse material foi registrado no livro-CD, onde os textos são transcritos das falas das crianças obtidas nas entrevistas.
A segunda etapa do projeto consistiu na realização de oficinas continuadas de Criação Musical e Literária, no Barracão do ALMA e nos prédios, com as crianças que passaram a integrar o grupo “Pés de Moleque” a partir do projeto realizado em 2012. Nestes encontros foram criadas e gravadas as músicas que foram registradas em um livro-CD.
Vai brincar lá fora!
Vai brincar lá fora muleque, desliga essa televisão
Vai brincar lá fora muleque, pular amarelinha no chão
Vai brincar lá fora muleque, correr pega pega peão
Vai brincar lá fora muleque, se liga no jogo de mão
Na nossa quebrada
Nossa mulekada
Inventa do que vai brincar
Entre ruas, grades e muros
Criam e expressam seu mode de olhar
Olhar que tem um jeito particular
De entender e interpretar
Olhar de muleke que quer encontrar
Um amigo a fim de brincar
Nenhum comentário:
Postar um comentário